SEVILHA ACOLHE ‘SEMANA DE PORTUGAL’ NUM REFORÇO DE LAÇOS BILATERAIS

sevilhaUm encontro empresarial sobre o papel de Portugal como plataforma de acesso a Angola e Moçambique iniciou esta quinta-feira em Sevilha (Espanha) um conjunto de atividades que, até ao 10 de junho, assinalarão o reforço dos laços bilaterais.
Trata-se de um programa que pretende destacar a cooperação transfronteiriça e o “melhor do que se faz em Portugal” em setores como a cultura, gastronomia, inovação e investigação.
Numa nota do consulado lê-se que as comemorações do Dia de Portugal têm este ano lugar sob o signo da recuperação económica e de um forte incremento dos intercâmbios comerciais e culturais entre ambos os países e, em particular, entre Portugal e a Andaluzia”.
Um fortalecimento dos laços bilaterais que abrange outras áreas como a língua e cultura algo que será destacado com a assinatura em breve de um acordo de cooperação entre o Instituto Camões e a Junta da Andaluzia “para a consolidação do ensino do Português como língua estrangeira curricular no sistema de ensino andaluz.
O programa de Portugal em Sevilha continua a 03 de junho com a apresentação, no Pavilhão de Portugal, do livro “O Pavilhão de Portugal na Exposição ibero-americana (Sevilla, 1929)”, que será seguido da conferência “Descobrimentos desde São Diego. Essências nacionais nos caminhos do Parque de Maria Luisa”, da Catedrática em História da Universidade de Sevilha, Amparo Graciani.
A iniciativa insere-se nas comemorações do centenário do parque de Maria Luisa e do 85º aniversário da exposição Ibero-americana de 1929, que têm lugar este ano e durante as quais o Pavilhão de Portugal, que acolhe o Consulado de Portugal, estará aberto, em vários dias, para visitas guiadas.
Entre 04 e 27 de junho estará patente a exposição fotográfica “No fio do Guadiana”, organizada em colaboração com a Junta da Andaluzia “e que evidencia a riqueza paisagística, histórica, cultural e económica que se pode observar das margens do Guadiana”.
Outro ponto de relevo das comemorações é a visita a Sevilha, entre 09 e 12 de junho, do NTM Creoula que sairá de Lisboa no próximo dia 07 de Junho, com um grupo de 50 instruendos portugueses e espanhóis que participam num curso de mar.
A visita a Sevilha do NTM Creoula insere-se num projeto de colaboração entre as Universidades do Porto, de Oviedo e da Escola Naval Portuguesa, que se associaram para fundar a Universidade Itinerante do Mar, uma plataforma universitária ibérica de cooperação internacional para a formação interdisciplinar sobre o conhecimento do mar.
Nesse âmbito decorre no dia 10 de junho uma conferência sobre o tema “Mar – A nova geografia do desenvolvimento” em que participam, entre outros, o Secretário de Estado do mar, Manuel Pinto de Abreu, e o Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, além de vários outros especialistas dos dois países.
O Dia de Portugal será ainda marcado por um concerto de Carminho no Consulado de Portugal, a que se seguirá uma receção oferecida à comunidade portuguesa.