

O Instituto da Segurança Social (ISS) determinou o encerramento de 39 lares de idosos nos primeiros seis meses do ano, cerca de metade das instituições que foram fechadas em todo o ano de 2012. Em 18 dos casos, os indícios de maus-tratos ou de perigo para os utentes determinaram a intervenção urgente das autoridades.
“Durante o ano de 2012, o ISS realizou 2608 ações de fiscalização a equipamentos sociais, das quais 813 foram lares de idosos. Destas, 83 resultaram em encerramentos. Já de janeiro a 30 de junho de 2013, o ISS efetuou 824 ações de fiscalização a equipamentos sociais, das quais resultaram 39 encerramentos de lares de idosos. Destes encerramentos, 18 foram urgentes e 21 administrativos”, esclareceu o ISS ao CM, acrescentando que nos casos em que “se verifica perigo iminente para os direitos do idoso e para a sua qualidade de vida, suscetíveis de colocar em risco a sua integridade física e psíquica”, são encaminhados para as respetivas famílias ou para instituições e lares legais já sinalizados e indicados pela Segurança Social.
Questionado pelo Correio da Manhã sobre os utentes que se encontram em lista de espera para serem acolhidos em lares, o ISS garantiu que “não existe nenhuma sistematização de dados credível que possa fundamentar a existência de uma lista de espera de utentes para lares a nível nacional”.