SEGURANÇA DE HARRY E MEGHAN DISCUTIDA PELO CANADÁ E O REINO UNIDO

Foto: Northern Ireland Office/Wikimedia Commons
Foto: Northern Ireland Office/Wikimedia Commons

O arranque dos trabalhos no Parlamento também ficou marcado pela polémica na realeza. De acordo com o ministro da Segurança, Bill Blair, a RCPM e as autoridades britânicas têm discutido formas de proteger o príncipe Harry e Meghan Markle, durante a estadia do casal no Canadá.

O Canadá está a lidar com uma “situação sem precedentes”. É assim que o ministro da Segurança descreve a presença do príncipe Harry e de Meghan Markle no país.

É preciso definir os parâmetros de defesa do casal e também quem faz face a essas despesas. O assunto tem sido discutido, garante Blair, em resposta a uma pergunta colocada por uma deputada do Bloc Québécois.

Christine Normandin questionou o ministro sobre possíveis encargos para os contribuintes. Blair não deu valores concretos, mas as estimativas apontam para 1,7 mil milhões de dólares por ano para este tipo de cuidados com segurança.

Ainda não foram tomadas decisões sobre o assunto, garante Blair. As autoridades estão ainda a avaliar os próximos passos.