SEGUNDA VAGA DA COVID-19 “JÁ ESTÁ EM CURSO”, DIZ TRUDEAU

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

A segunda vaga da covid-19 “já está em curso” e o mais provável é que os canadianos não se possam reunir no Thanksgiving. Quem o diz é o próprio primeiro-ministro, Justin Trudeau. Os especialistas apelam a regras mais apertadas, para impedir o aumento de mortes e internamentos.

Vários especialistas em doenças infeciosas no Canadá soam o alerta: é preciso regras mais rígidas de combate à covid-19, sob pena de os casos, os internamentos e as mortes subirem exponencialmente nas próximas semanas.

Os comentários surgem na sequência das declarações da diretora-geral da saúde e do primeiro-ministro do Canadá. Theresa Tam alertou para o pico de novas infeções, caso os canadianos não cumpram as diretrizes de saúde pública. Justin Trudeau foi mais longe e disse mesmo que a segunda vaga já está a decorrer.

A direção-geral da Saúde diz que o Canadá está perante uma “encruzilhada”. Na última semana, o país registou, em média, 1100 novos casos diários, em comparação com os 380 verificados em meados de agosto.