SEARS CANADA ENCERRA 59 LOJAS E ELIMINA 2900 POSTOS DE TRABALHO

(THE CANADIAN PRESS/Ryan Remiorz)
(THE CANADIAN PRESS/Ryan Remiorz)
(THE CANADIAN PRESS/Ryan Remiorz)

A Sears Canada vai fechar 59 lojas e eliminar cerca de 2900 postos de trabalho, ao abrigo de uma reestruturação supervisionada pelo tribunal, informou o retalhista na quinta-feira, após anos de queda nas vendas e uma entrada e saída de altos executivos.

O anúncio surgiu depois que o Tribunal Superior de Justiça do Ontário concedeu à cadeia de lojas de departamentos uma proteção temporária dos credores nos termos da Companies’ Creditors Arrangement Act (CCAA).

A companhia prevê continuar a operar durante a reestruturação, tendo dito que pretende emergir como uma operação mais emagrecida, mais focada, e capaz de competir no setor de retalho hipercompetitivo.

Segundo o retalhista, a proteção judicial de 30 dias dos credores vai dar-lhe algum “espaço para respirar”, ao mesmo tempo que tenta renovar os seus negócios. O tribunal também autorizou a Sears Canada a obter 450 milhões de dólares em financiamento para manter as operações.

De acordo com o plano supervisionado pelo tribunal, a Sears Canada vai encerrar 20 lojas de departamento de linha completa, 15 lojas Sears Home, 14 localizações Sears Hometown e todas as suas 10 lojas Sears Outlet. As suas lojas de departamento variam de 30 000 a 300 000 pés quadrados, e muitas servem como centros comerciais em pequenas cidades em todo o país.

Cerca de 500 posições de escritório serão eliminadas imediatamente, com o restante das perdas de emprego a ter lugar à medida em que as lojas começam a fechar. À data de 30 de maio, a Sears Canada empregava cerca de 17 mil pessoas, com 10 500 em posições de part-time e o restante número a trabalhar a tempo inteiro.

A decisão, que os especialistas do retalho antecipavam há algum tempo, marca um ponto final de dificuldades de uma empresa com raízes no Canadá que abrange várias gerações.

Com sede em Toronto, a Sears Canada opera 225 lojas no total, incluindo 95 lojas de departamento, 65 lojas Sears Hometown, 23 Sears Home Stores e 32 lojas Corbeil, uma das principais cadeias de eletrodomésticos.

A empresa disse que espera sair da proteção judicial o mais rápido possível neste ano.

Fonte: Canadian Press