SCOLARI: REENCONTRO COM PORTUGAL

4.º jogo entre Portugal e Brasil para Scolari. Nunca perdeu
4.º jogo entre Portugal e Brasil para Scolari. Nunca perdeu

Na madrugada da próxima terça para quarta-feira, quando em Portugal forem duas da manhã, a cidade norte-americana de Boston será palco, neutro, de um jogo de emoções fortes. Pelo menos para um homem: Luiz Felipe Scolari. Portugal e Brasil encontram-se em jogo de preparação, num encontro que tem como pano de fundo o regresso de ‘Felipão’ ao passado.
O agora selecionador do Brasil revê a seleção que orientou entre 2003 e 2008, com vários êxitos, embora sem conquistas. Com Scolari, Portugal foi vice-campeão europeu em 2004 e 4º classificado no Campeonato do Mundo de 2006, disputado em solo germânico.
Scolari orientou duas vezes Portugal em embates frente ao Brasil e deu-se bem em ambas, com vitórias sobre o país de berço. A primeira vez foi no dia 29 de março de 2003, quando a seleção nacional venceu o ‘escrete’ por 2-1, num jogo particular disputado no Estádio das Antas – que um ano depois daria lugar ao Estádio do Dragão. Scolari venceu, na estreia de Deco, com um golo. Em fevereiro de 2007, novo embate entre Portugal e o Brasil e outra vez com Scolari como protagonista no banco nacional. E nova vitória lusa, por 2-0.
No entanto, o histórico de ‘Felipão’ em jogos entre os dois países não se cinge a um lado da ‘barricada’. No dia 17 de abril de 2002, no Estádio de Alvalade (ainda o antigo e já desaparecido recinto dos leões), o Brasil de Scolari enfrentou Portugal de António Oliveira e empatou a um golo. Alguns meses mais tarde, o técnico levou o seu país à conquista do Mundial de 2002, realizado na Coreia do Sul e no Japão.
Balanço pessoal: duas vitórias e um empate, nos jogos entre brasileiros e portugueses.