Saúde: Queijos, chocolates e especiarias retirados do mercado no Canadá

Foto: Pexels

A Agência Canadiana de Inspeção Alimentar (CFIA) partilhou uma nova lista de recolha de produtos alimentares no Canadá, desde queijos e chocolates até ingredientes básicos da cozinha, como sal e pimenta.

Esta recolha afeta uma variedade de produtos, com alguns a serem retirados devido a alérgenos não declarados, como amendoins e ovos, enquanto outros apresentam riscos mais graves para a saúde, incluindo possível contaminação por E. coli patogénica. Há ainda retirada de determinadas marcas de sal e pimenta, pois podem conter peças de plástico inesperadas.

A agência apela os consumidores a supervisionarem os produtos que têm em sua casa, colocando no lixo ou devolvendo aos locais onde foram adquiridos, e divulgou os oito produtos com recolha em curso.

Nos produtos recolhidos por presença de ingredientes alergénicos não declarados estão: os chocolates ‘Almond butter cup’ orgânicos da marca Eatlove, com fim de validade a 25 de março de 2029, por conter amendoim; barras de chocolate negro Pistachio Knafeh, Biscoff Latte e Golden Baklava da 8 Cakes Bake Shoppe Ltd. por conter trigo, noz, sésamo, soja e leite; a porotta congelada da Vaaniy Foods, com validade de agosto de 2026, por presença de leite; os bolos de peixe da marca Hansang, por presença de ovo; os biscoitos turcos da marca Ulker, por conter ovo, leite e trigo; e ainda algumas variedade de carne de vaca desidratada da marca Beef Jerky, por presença de mostarda.

Por sua vez, os produtos recolhidos por possível contaminação por E. Coli patogénica são os queijos da marca Jean Perrin, nomeadamente o Morbier de Scey e o Raclette de Scey, mas também os Morbier e Raclette de Scey sem marca.

Quanto à presença de plástico no produto, está em curso a recolha de sal e pimenta em embalagens de moedor da marca Cape Herb & Spice.