

As autoridades de saúde pública de Toronto lançaram um programa na terça-feira para acompanhar todas as mortes de pessoas sem-abrigo em toda a cidade. Atualmente, a cidade só rastreia as mortes de quem vive em abrigos que financia.
O novo programa foi concebido para dar aos funcionários da cidade uma melhor compreensão do escopo do problema e fornecer-lhes melhores dados para ajudar a tomar decisões sobre a melhoria da saúde das pessoas sem-abrigo.
Cathy Crowe, uma enfermeira, educadora e ativista que vem trabalhando na área dos sem-abrigo desde 1988, disse que os dados atuais não contam toda a história.
“Essas mortes são violentas e nunca são naturais”, disse Crowe aos jornalistas na terça-feira.
Barbara Yaffe, médica assistente para a saúde de Toronto, observou que os dados são limitados no que diz respeito às mortes de sem-abrigo e que o problema é complexo.
“Até agora, os dados sobre a morte de pessoas sem-abrigo em Toronto eram limitados àqueles que estavam a viver em abrigos financiados pela cidade, e como resultado, o alcance deste problema é desconhecido”, disse Yaffe em comunicado de imprensa.
A Saúde Pública de Toronto administrará o programa, mas cerca de 200 agências de saúde e serviços sociais irão participar. Um formulário baseado na web será fornecido às agências e os dados sobre óbitos serão verificados pela Saúde Pública de Toronto e pelo Escritório do médico-legista chefe do Ontário.
Os dados a serem recolhidos incluirão a idade, o sexo, a data de falecimento, a localização e a causa de morte do sem-abrigo, qualquer herança indígena, história da condição de sem-abrigo, agências usadas pela pessoa e informações de contato da pessoa que relatou a morte.
O sistema de acompanhamento irá concentrar-se em pessoas sem-abrigo que morrem enquanto vivem na rua, na casa de um amigo ou família, num abrigo ou num outro local. Todos os dados recolhidos serão confidenciais.
De acordo com a cidade, 30 pessoas sem-abrigo morreram em abrigos financiados pela cidade em 2016. O número era de 45 em 2015.
A recolha de dados sobre todas as mortes dos sem-abrigo começou no dia 1 de janeiro de 2017. O primeiro relatório anual para o programa será, provavelmente, apresentado no início de 2018.
Fonte: CBC News