
A Agência de Saúde Pública do Canadá informa que os casos de gripe estão bem abaixo dos níveis esperados para esta época do ano. Mas isso não significa que não possam haver alguns surtos de gripe a partir de janeiro.
O Canadá tipicamente vê surtos de gripe logo em outubro até mais tardar o mês de maio. No entanto, este ano, o programa FluWatch da PHAC diz que recebeu apenas 30 relatos de surtos de gripe, com 13 deles em instalações de cuidados de longo prazo, tais como enfermagem e lares para grupos.
Por esta altura no ano passado, houve 95 focos, incluindo 84 em casas de cuidados de longa duração.
Bem como, apenas oito pacientes com gripe foram internados em unidades de terapia intensiva do hospital até agora este ano; no ano passado, por esta altura, tinha havido 312 hospitalizações.
Pode-se supor que o tempo mais ameno que o leste do Canadá tem vindo a desfrutar poderia ser a razão por trás dos números baixos. Mas até mesmo partes do Canadá que estão a lidar com um inverno frio também estão a registar poucos casos de gripe, diz o Dr. Richard Schabas, o médico de saúde para a Hastings Prince Edward Country.
Schabas pensa que a nossa imunidade contra a gripe é provavelmente o fator mais importante para o número reduzido de gripe deste ano. Ele observa que no ano passado foi “uma temporada de gripe muito intensa” e é possível que os canadianos que foram infetados ou imunizados no ano passado ainda tenham a imunidade para este ano.
Os sintomas da gripe são semelhantes aos da constipação comum, mas também incluem febre alta de 39 graus Celsius e acima, bem como fadiga, dor de cabeça e dores musculares intensas. É preciso um a quatro dias para os sintomas de gripe aparecerem após a exposição ao vírus, com a maioria das pessoas a recuperar num intervalo temporal de uma semana a 10 dias.
Fonte: CTV News