
Um novo relatório do Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA) aponta fragilidades ao programa nacional de seguros dentários do Governo federal.
De acordo com a análise, o plano deixa demasiados canadianos sem cobertura. Além disso, precisa de um financiamento adicional de 1,45 mil milhões de dólares.
Recorde-se que, para se candidatarem, os canadianos devem ter um rendimento familiar inferior a 90 mil dólares e não ter seguro dentário. O problema, diz o relatório, é que os critérios de rendimento são demasiado restritivos.
De acordo com os cálculos do CCPA, o novo programa oferece um seguro dentário a 8,5 milhões de canadianos. Outros 1,4 milhões já beneficiam de outros programas dentários provinciais, mas podem obter uma melhor cobertura através do programa federal. No entanto, o limite de rendimento de 90 mil dólares deixa de fora 4,4 milhões.
Além disso, se o limite de rendimentos não for indexado à inflação, “cada vez menos pessoas vão ter acesso ao programa ao longo do tempo”.
O CCPA apela a que o Governo federal disponibilize um financiamento adicional de 1,45 mil milhões de dólares por ano para tornar o programa universal.
