
O Governo do Canadá assinou acordos de financiamento de cuidados de saúde com o Governo de Ontário e com as províncias atlânticas do país. O Governo de Ontário já anunciou um princípio de acordo de 10 anos.
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse na quinta-feira, 23 de fevereiro que o Governo federal assinou um princípio de acordo com as quatro províncias atlânticas e com o Governo de Ontário.
A equipa de Doug Ford anunciou o princípio de acordo de 10 anos sobre cuidados de saúde.
A ministra da Saúde de Ontário, Sylvia Jones, disse que a província aceitou o acordo, após as duas partes terem concordado em acrescentar revisões para assegurar a sustentabilidade a longo prazo.
“Como o Governo de Ontário continua a investir a níveis recorde no nosso sistema de financiamento público, este financiamento adicional irá reforçar os investimentos da província nos cuidados de saúde, à medida que implementarmos o nosso plano de cuidados ligados e convenientes”, escreveu Jones numa declaração na quinta-feira.
“Estamos ansiosos por trabalhar com os nossos homólogos federais para chegarmos a um consenso que garanta o financiamento federal sustentável dos cuidados de saúde para as gerações vindouras”.
O ministro da Saúde do Canadá Jean-Yves Duclos e o ministro dos Assuntos Intergovernamentais Dominic LeBlanc, têm viajado pelo país para negociar a nova oferta de financiamento de cuidados de saúde de 196,1 mil milhões de dólares às províncias.
Parte do dinheiro vai ser distribuído de forma diferente para cada província e território do Canadá.
