Saúde mental: Paramédicos pedem melhores serviços no Canadá

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Grupos que representam os paramédicos do Canadá estão a pedir melhores serviços de saúde mental. A falta de pessoal e o volume de chamadas que não param de chegar com a pandemia e a crise de overdose, afetam os trabalhadores. Os Governos de algumas províncias já começaram a tratar da situação dos trabalhadores afetados.

Grupos que representam os paramédicos do Canadá estão a pedir melhores serviços de saúde mental, à medida que a falta de funcionários e o volume de chamadas sem precedentes alimentados pela pandemia e pela crise de overdose afetam os trabalhadores.

Em British Columbia, os Serviços de Saúde de Emergência relataram mais de 840 mil despachos de ambulâncias em 2021, mas o sindicato que representa os trabalhadores de ambulâncias disse que o número provavelmente é muito maior.

Troy Clifford, presidente da Ambulance Paramedics of BC, estima que os paramédicos responderam a mais de um milhão de chamadas no ano passado, ressaltando que as chamadas que exigem várias ambulâncias não são contadas como eventos separados pelo empregador.

Números divulgados no início deste mês pelos Serviços de Saúde de Emergência de BC disseram que os paramédicos responderam a quase 100 overdoses por dia em 2021, o que Clifford disse ter afetado o serviço.

Clifford disse que o serviço está a passar por uma crise de pessoal com a incapacidade de recrutar e reter paramédicos, e o sindicato está a pedir melhores salários e benefícios.

O Ministério da Saúde de British Columbia disse que vai oferecer mais apoio clínico e recursos para os funcionários da linha de frente e para as famílias. De acordo com o mesmo ministério, também vão ser colocados 85 paramédicos em tempo integral, 65 despachantes e 22 ambulâncias ao sistema.

Dave Deines, presidente da Paramedic Association of Canada, disse que os serviços de ambulância e paramédicos em todo o país estão a relatar aumentos no volume de chamadas, diminuição de pessoal devido à Covid-19 e uma maior necessidade de recursos de saúde mental.

Em Ontário, o Ministério da Saúde disse em comunicado que “os serviços paramédicos em toda a província oferecem serviços para apoiar as necessidades de saúde mental dos seus funcionários”, incluindo planos de assistência familiar, aconselhamento interno, apoio de colegas e acesso a saúde mental e vícios com financiamento público.