Saúde: Governo do Canadá muda plano dentário para atrair mais dentistas

Foto: Daniel Frank/Pexels

O Governo federal anunciou mudanças no programa nacional de saúde dentária para atrair mais dentistas. A partir de agora, os profissionais podem experimentar o programa sem compromisso.

O executivo sublinha a importância de todos os prestadores de serviços aderirem ao programa, que comparticipa despesas dentárias. Atualmente, cerca de 50% dos dentistas no Canadá estão inscritos. Nova Scotia, especialmente nas áreas rurais, está atrasada na adesão.

Os dentistas têm levantado preocupações sobre o impacto do programa nos seus negócios. Com a alteração, podem agora submeter pedidos de reembolso pontuais sem se inscreverem formalmente como prestadores.

O Ministério da Saúde acredita que, ao experimentarem o programa, os dentistas vão perceber a sua simplicidade. Ainda assim, a Associação Dentária Canadiana diz que a mudança não resolve os principais problemas do programa. A organização destaca os termos e condições longos e complexos como um entrave ao funcionamento das clínicas dentárias.

O Governo processou quase 250 mil pedidos de comparticipação de idosos desde o lançamento do plano em maio. A elegibilidade foi recentemente expandida, com cerca de 10 mil pessoas com deficiências e 25 mil crianças a inscreverem-se.

Recorde-se que o programa resulta de um acordo político entre liberais e o NDP. Destina-se a pessoas sem seguro e com rendimento familiar inferior a 90 mil dólares anuais.