
A reunião entre a plataforma sindical e a Administração da SATA, realizada ontem em Ponta Delgada, terminou sem acordo, mas parecem estar finalmente no caminho certo para chegar a um consenso. Na próxima sexta-feira (17 de Maio) as duas partes voltarão a sentar-se à mesa, mas desta feita a reunião ocorrerá em Lisboa.
Os representantes sindicais parecem estar convencidos de que na próxima reunião haverá condições para se chegar a um entendimento: “Consideramos que o processo está a evoluir, mas ainda carece de matéria de facto para se encontrar uma solução final. Esperando-se que sexta-feira se dê mais um avanço nesse caminho”, explicou Jaime Prieto, representante da plataforma.
Do lado da SATA a tendência do discurso é similar: “Hoje, de parte a parte, assistiu-se à identificação de um conjunto de medidas de produtividade e flexibilidade, o que é positivo, porque, de facto, houve um exercício de identificação de possíveis medidas que agora vão ser quantificada com a celeridade possível, tendo em conta que são complexas, para fechar um acordo o quanto antes”, afirmou Gomes de Menezes, Presidente do Conselho de Administração da companhia aérea açoriana.
Recorde-se que o objetivo dos sindicatos passa por garantir a igualdade entre trabalhadores açorianos e os do continente, enquanto a SATA se recusa a aplicar o memorando de entendimento na empresa por lhe reconhecer alegadas ilegalidades. Este diferendo já valeu dois períodos de greve na companhia (Abril e Maio) e prejuízos altíssimo para o turismo da região.
