SASKATOON ENCABEÇA LISTA DA CIDADE MAIS SAUDÁVEL DO CANADÁ

saskatoonUm novo relatório que compara 10 cidades canadianas aponta Saskatoon como a mais saudável e atribui a Montreal a classificação mais baixa.
O Monitor de Saúde Municipal do Conference Board do Canadá, que estuda a saúde física e socioeconómica das áreas metropolitanas do Canadá, deu a Saskatoon, Calgary e Winnipeg um A para o seu desempenho geral.
Mas Saskatoon obteve o mais alto ranking geral quando se trata de satisfação com a vida, saúde da população, acesso a serviços de saúde e estilos de vida saudáveis.
Uma baixa taxa de consumo de tabaco é apenas um exemplo da boa saúde global dos moradores de Saskatoon, disse Louis Theriault, vice-presidente de políticas públicas do Conference Board do Canadá.
A taxa de fumadores em Saskatoon foi de 12 por cento, em comparação com 22 por cento em Halifax.
Vancouver obteve uma nota B global, apesar de ocupar o primeiro lugar nas categorias de estilo de vida e saúde da população. Isso porque a cidade teve menor pontuação quando se trata de acesso a serviços de saúde e satisfação com a vida, de acordo com o relatório.
As outras áreas metropolitanas que também receberam uma nota B são: Quebec City, Ottawa-Gatineau, Halifax, Edmonton e Toronto.
Montreal ficou no fundo da lista com uma classificação D, “com um desempenho tão mau em todas as categorias que o seu ranking final é separado das outras áreas metropolitanas”, indica o relatório.
Montreal teve altos índices de perceção de vida e stress no trabalho, saiu-se mal na gestão de doenças como asma e diabetes, e obteve a pior pontuação quando se trata de acesso a serviços de saúde (os pontos de referência incluem o número de camas de hospital disponíveis e percentagem de residentes que têm um médico regular).
O Conference Board do Canadá diz que o objetivo do seu relatório é entender melhor as diferenças entre as principais cidades e “identificar áreas prioritárias de políticas”.
Esta é a primeira vez que o Conference Board do Canadá classifica as cidades canadianas com base em indicadores de saúde e estilo de vida. Theriault lembra que há muito que a direção tem vindo a comparar vários países e províncias canadianas, e as novas classificações municipais são “uma extensão natural” desse trabalho.
Fonte: CTV News