Saskatchewan pede ajuda face a incêndios descontrolados

Foto: Facebook Caught The Fire Bug

A Agência de Segurança Pública de Saskatchewan (SPSA) informou, a 27 de maio, que os incêndios florestais no norte da província estavam fora de controlo. Na atualização fornecida sobre os 21 incêndios ativos, foi indicada uma sobrecarrega dos recursos da província.

Este ano, Saskatchewan já registou 205 incêndios florestais, o que é um forte contraste com a média dos últimos cinco anos, que é de 124.

Os bombeiros na linha da frente, têm estado a trabalhar para mitigar a propagação dos incêndios de Camp e Shoe, mas foram obrigados a retirar-se depois de os dois incêndios se terem fundido. Os dois incêndios passaram a ser classificados como apenas o incêndio Shoe, com uma área estimada de 216 mil hectares.

Em vigor a 27 de maio, continuou um alerta de pré-evacuação para a comunidade de Candle Lake, com os bombeiros no local a pedir à SPCA aprovações e licenças para criar um corta-fogo a partir de Minowukaw, ao longo da autoestrada 120.

Outros incêndios florestais dignos de nota na província que têm sido de máxima prioridade incluem o incêndio Pelican 2, de 850 hectares, perigosamente perto de Pelican Narrows. O incêndio fez com que a Nação Cree Peter Ballantyne decretasse o estado de emergência e a evacuação obrigatória de toda a comunidade.

O incêndio de Jaysmith, a nordeste de Missinipe, cresceu para 18 mil hectares, localizando-se perto da autoestrada a norte de La Ronge, e ameaçando a comunidade de Brabant Lake.

As auto-estradas foram fechadas em toda a província e a SPSA começou a encorajar as pessoas a consultarem a Linha Direta das Auto-estradas antes de conduzirem através ou perto das comunidades afetadas.

A SPSA decidiu enviar as equipas para as áreas de maior risco e apelou à ajuda dos parceiros provinciais e a outras agências.