
Os chimpanzés de um santuário de Montreal têm pedidos de Natal especiais para esta temporada. Na verdade, foram os cuidadores por trás da organização Fauna Foundation que criaram uma lista de prendas natalícias para os animais, na tentativa de os manterem ocupados durante a estadia no santuário.
Uma máquina de pipocas, hula hoops e batons podem não estar na sua lista de Natal – mas é exatamente o que os chimpanzés da costa sul de Montreal esperam este ano.
A Fauna Foundation, em Brossard, na província do Quebec, é o único santuário para chimpanzés no Canadá. E, este ano, os humanos por trás da organização criaram uma lista de desejos de Natal para os animais aos cuidados do organismo.
Caracterizando os chimpanzés como “muito parecidos com os humanos” e “muito sociáveis”, a Fauna Foundation revela que a maior parte da lista de prendas natalícias vai para a criação de atividades para os primatas manterem os cérebros ocupados e, assim, ajudarem o santuário a lidar com as operações do dia-a-dia.
Além disso, alguns dos itens também vão ajudar os animais a sentirem-se um pouco mais em casa, uma vez que os chimpanzés vivem dentro de gaiolas. Uma situação muito difícil de lidar para a equipa do santuário.
A Fauna Foundation pede, por exemplo, doações de caixas de incenso para sinalizar quando é a hora de dormir. Os animais recebem cobertores e camas à noite, mas o incenso, segundo o organismo, dá um ar mais “aconchegante” ao ambiente.
Também pedem caixas de chá de ervas, que é outro conforto caseiro que os chimpanzés gostam. O santuário disse que costuma consumir três caixas de chá por semana.
Outros itens, como a máquina de pipocas, serão usados para fazer jogos e quebra-cabeças. Os pedaços das pipocas podem ser facilmente escondidos, o que obriga os animais a procurá-los.
A Fauna Foundation não tem fins lucrativos, mas não recebe nenhuma ajuda do Governo, sendo que a grande maioria do financiamento do organismo vem de doações privadas.
O santuário garante que são as coisas simples que tornam mais felizes os primatas que por lá vivem.



