Os voluntários das festas do Senhor Santo Cristo em Brampton foram agraciados no passado domingo, com uma missa e almoço de agradecimento. Dezenas de pessoas juntaram-se à iniciativa. A CMCTV acompanhou o evento.
A Irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton cumpriu, no passado domingo, dia 24 de setembro, a tradição de agradecer aos voluntários, pelos seus contributos durante os festejos em honra ao ‘Ecce Homo’, que decorreram na igreja de Nossa Senhora de Fátima de 8 a 11 do mesmo mês.
Os voluntários foram agraciados com uma missa, pelas 12h15, seguida de um almoço familiar, que contou com a presença de mais de 150 pessoas.
À CMCTV, o presidente das festas disse que os voluntários são um pilar indispensável dos festejos em honra do Santo Cristo em Brampton.
Tradições que foram levadas para o Canadá pelas mãos dos imigrantes açorianos. Poucas devoções nos Açores congregam tantas pessoas como o culto do Santo Cristo. Em Brampton, a fé também é forte e espelha as vivências religiosas oriundas do arquipélago.
O decorador do andor do Santo Cristo em Brampton, por exemplo, procura ornamentá-lo de forma a que fique parecido com o de Ponta Delgada.
Também presente no almoço de agradecimento, José António garantiu ser “um prazer” estar à frente da tarefa há 13 anos, que em tempos, pertenceu à sua mãe.
O empenho do decorador é transversal a toda a equipa. Com a ajuda de todos, a edição de 2023 não podia ter corrido melhor, diz o presidente das festas.
No evento de agradecimento aos voluntários, Guido Pacheco apelou ainda a que a comunidade mantenha a devoção ao Senhor Santo Cristo e assegurou que a adesão às festas em Brampton “continua a subir”, ano após ano.
E para o ano, a expectativa é que corra igualmente bem, ou quem sabe, ainda melhor. Guido Pacheco revela que já está a preparar a edição de 2024. Reitera que as Portas da Cidade de Ponta Delgada serão montadas no Azores Park, em frente à igreja portuguesa, e avança outras novidades.
Um pouco de suspense, em torno de uma festa que, a julgar por este ano, já se revela promissora.
