SANÇÕES: ‘BREXIT’ DEVIA FAZER COM QUE BRUXELAS “PENSASSE DUAS VEZES” – GURRÍA

LusaLisboa, 09 jul (Lusa) – O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, considera que o ‘Brexit’ deveria fazer com que as autoridades europeias “pensassem duas vezes” sobre a aplicação meramente mecânica das regras orçamentais.

Em entrevista à Lusa à margem do Fórum Global para a Competitividade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que decorreu em Lisboa na quinta e na sexta-feira, Angel Gurría afirmou que, apesar de não haver uma ligação entre a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (UE), de 23 de junho, e a eventual aplicação de sanções a Portugal e Espanha pelo não cumprimento dos objetivos orçamentais entre 2013 e 2015, o chamado ‘Brexit’ deveria ser tido em conta.

“Deveria o ‘Brexit’ fazer com que as autoridades da UE pensassem duas vezes sobre como aplicam as medidas? Sim, acho que devia, porque isso complica o ambiente. Mas isso quer dizer que devem abandonar a disciplina? Não, mas há espaço para alguma flexibilidade”, afirmou o secretário-geral da OCDE.