SAÍDA DE NAVDEEP BAINS LEVA A MUDANÇAS NO GABINETE DE JUSTIN TRUDEAU

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

Justin Trudeau fez alterações no seu gabinete após a saída de Navdeep Bains do cargo de ministro da Inovação, durante o dia de hoje. François-Philippe Champagne assume agora o cargo de Bains, deixando o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros.

A saída de Navdeep Bains do cargo de ministro da Inovação, na terça-feira dia 12 de janeiro, obrigou Justin Trudeau a fazer alterações no seu gabinete.

Bains anunciou a sua saída através de um comunicado nas redes sociais e revelou que não pretende concorrer novamente às próximas eleições.

Quem ocupa agora o cargo de ministro da Inovação é François-Philippe Champagne, agora ex-ministro dos Negócios Estrangeiros. Champagne trocou o título através de um juramento na primeira cerimónia virtual deste tipo na história canadiana, em resultado da pandemia.

A função de ministro dos Negócios Estrangeiros passa agora a ser ocupada por Marc Garneau, que deixou o cargo de ministro dos Transportes, assumido agora pelo deputado Omar Alghabra

Esta reorganização levou o primeiro-ministro Justin Trudeau a deixar claro que os departamentos cruciais para a recuperação económica do país, em resultado da pandemia, devem ser supervisionados por ministros que “estarão por perto” para ajudar o governo na próxima campanha eleitoral.
Durante as próximas semanas, o gabinete governamental vai recolher-se para se focar nas medidas de controlo dos surtos de Covid-19 no país e em formas de acelerar o processo de imunização.