RÚSSIA PARECE ESTAR A AFASTAR-SE CADA VEZ MAIS DOS ACORDOS DE MINSK — MNE

LusaBruxelas, 29 jan (Lusa) — O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje em Bruxelas que a Rússia parece estar a “afastar-se cada vez mais” dos acordos de Minsk, e considerou que as sanções continuam a ser o melhor “instrumento” da União Europeia.

Falando à saída de uma reunião extraordinária dos chefes de diplomacia, ainda antes da conclusão dos trabalhos, Rui Machete indicou que a discussão em Bruxelas sobre o conflito na Ucrânia se centra num reforço das sanções à Rússia, reafirmou a sua convicção de que esta é a melhor ferramenta da UE para exercer pressão sobre Moscovo e afirmou-se confiante de que será possível uma posição consensual, ou seja, que receba o aval do novo governo grego, à partida contrário ao agravamento de sanções.

“As sanções são um instrumento e, portanto, poderão cessar logo que haja um sinal inequívoco no terreno de que os separatistas e a Rússia estão dispostos aceitar um cessar-fogo e a aplicação das regras do acordo de Minsk. Neste momento, tem sido exatamente ao contrário, tem havido um agravamento da situação”, disse.