

O ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela foi homenageado na segunda-feira à tarde, numa cerimónia de dedicação de rua no centro de Toronto, noticiou a CTV Toronto.
A University Avenue, a partir da Front Street West até à College Street, foi designada como Nelson Mandela Boulevard durante uma cerimónia no 361 da University Ave. O evento teve a participação de presidente de Toronto John Tory, que foi acompanhado por membros do Comité Legado Nelson Mandela e o Cônsul Geral da África do Sul.
As autoridades tinham dito anteriormente que o tributo a Mandela era cerimonial na natureza e não iria mudar o nome oficial da University Avenue.
Em abril passado, a Assembleia aprovou uma moção para renomear uma seção da University Avenue em honra do líder antiapartheid, que visitou a cidade em três ocasiões separadas antes do seu falecimento em 2013.
A University Avenue era uma das cinco ruas de Toronto que estavam na corrida para a honra de renomeação. As outras ruas que estavam a ser consideradas eram a Queen Street West, desde a Yonge Street até à University Avenue; Shuter Street, da River Street até à Parliament Street; Gerrard Street East, a partir da Jarvis Street até à Yonge Street; e Bathurst Street, da College Street até à Herrick Street.
Estas ruas estão ligadas a visitas de Mandela à cidade. Durante a sua visita, em 1990, uma marcha foi realizada na Avenida da Universidade, desde a Câmara Municipal até ao Parque da Rainha, onde Mandela fez um discurso com a presença de milhares de pessoas.
Mandela esteve preso 27 anos durante o regime do apartheid. Quatro anos depois, ele foi libertado, tornando-se o primeiro presidente negro da África do Sul após o fim do apartheid.