

A Royal LePage está a prever que os preços agregados para casas no Canadá vão aumentar em pouco mais de 12 por cento este ano.
Na sua observação e previsão do preço da habitação no segundo trimestre, a empresa disse que o longo período de taxas de juros baixas vai atrasar um arrefecimento nos mercados imobiliários em alta do país, que estava previsto para o segundo semestre deste ano.
“As perturbações económicas e sociais abalaram o mundo mais uma vez, introduzindo novos riscos e tornando muito provável que o Banco do Canadá irá deixar as taxas de juros como estão por enquanto”, disse Phil Soper, o presidente e CEO da Royal LePage.
Ele afirmou que a empresa não vê mesmo uma correção suave, este ano, para ambos os mercados de Toronto e Vancouver.
Com base em dados de 53 mercados em todo o país, a Royal LePage referiu que o preço de uma casa subiu 9,2 por cento no segundo trimestre, na comparação anual, para 520.223 dólares. A empresa informou que o preço total da sua habitação agregada é baseado numa média ponderada dos valores médios de casas para os tipos de propriedades relatados, tais como casas de dois andares, bungalows e apartamentos de condomínio.
Nacionalmente, o preço de uma casa de dois andares subiu 10,7 por cento para 619.671 dólares, enquanto os preços de bungalow cresceram 7,9 por cento, para 437.121 dólares. Os preços de apartamento de condomínio cresceram pouco mais de quatro por cento para 348.189 dólares.
Fonte: CBC News