
Porto, 23 jan 2026 (Lusa) – O Teatro Rivoli, no Porto, celebra a partir de hoje o seu 94.º aniversário com três dias de programação gratuita que incluem uma estreia nacional de dança contemporânea, um espetáculo comunitário e um recital de ‘spoken word’.
As celebrações, que decorrem até domingo, arrancam com a estreia de “Lugares”, do Colectivo Espaço Invisível.
Com direção de Daniela Cruz e Nuno Preto, a peça – com sessões nos três dias – resulta de um trabalho colaborativo entre artistas profissionais e 15 participantes da comunidade sénior local, percorrendo diferentes espaços do teatro.
Hoje às 21:30 o Rivoli acolhe um recital de ‘spoken word’ (performance poética) de Mia Tomé e Noiserv, dedicado à cidade do Porto baseado em textos de autores como Ana Luísa Amaral, Filipa Leal, Jorge Sousa Braga e Manuel António Pina.
Um dos destaques do programa é a estreia nacional de “My Fierce Ignorant Step”, de Christos Papadopoulos, que sobe ao palco do Grande Auditório no sábado e no domingo.
O coreógrafo grego, vencedor da primeira edição do Prémio Internacional de Dança Rose, traz ao Porto uma peça com 10 intérpretes que explora a relação entre som, palavra e movimento, criando “uma paisagem sonora extática, da qual emerge a coreografia”.
Este ano, a festa de aniversário está a cargo do DJ Kiko is Hot, que se apresenta, no sábado, a partir das 22:30, com um alinhamento que contará com ‘hits’ da música pop.
Segundo a organização, a entrada para todos os eventos é gratuita, mas sujeita ao levantamento de bilhete no próprio dia das sessões (máximo de dois por pessoa), a partir das 10:00, nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto ou através da plataforma ‘online’.
VSM // TDI
Lusa/Fim
