Rinocerontes regressam a parque no Uganda onde estavam extintos desde 1983

Kampala, 20 mar 2026 (Lusa) — As autoridades de vida selvagem do Uganda reintroduziram rinocerontes numa área protegida, 40 anos depois de terem sido extintos pela caça ilegal, um acontecimento “histórico”, afirmaram os ambientalistas, saudando os esforços para apoiar a recuperação desta espécie.

Na terça-feira, dois rinocerontes brancos do sul foram reintroduzidos no Parque Nacional do Vale de Kidepo, no nordeste do país, e outros dois rinocerontes chegaram em caixas metálicas na quinta-feira.

Não havia rinocerontes no Parque Nacional do Vale de Kidepo desde 1983, resultado da caça ilegal, mas uma quinta privada no centro do Uganda — o Santuário de Rinocerontes de Ziwa — cria os grandes mamíferos desde 2005. Este programa tem sido bem-sucedido ao longo dos anos.

“Este momento marca o início de uma nova história para os rinocerontes no Parque Nacional do Vale de Kidepo”, disse James Musinguzi, diretor executivo da Autoridade de Vida Selvagem do Uganda, acrescentando: “Estamos profundamente gratos aos nossos parceiros de conservação, cuja experiência técnica, apoio financeiro e contributos logísticos tornaram este marco possível”.

As autoridades locais de vida selvagem colaboraram com vários grupos de conservação, incluindo a organização Global Conservation, para realocar alguns rinocerontes do Santuário de Rinocerontes de Ziwa para outro santuário dentro do Parque Nacional do Vale de Kidepo, a mais de 400 quilómetros de distância.

O novo habitat dos rinocerontes possui vedações, estradas de acesso e infraestruturas para a gestão de incêndios. Espera-se que mais rinocerontes sejam realocados para lá ainda este ano, incluindo alguns do Quénia.

A translocação de rinocerontes “mostra que o Uganda está novamente estável para o turismo, os parques nacionais estão a ser protegidos e os ugandeses e os visitantes internacionais podem observar rinocerontes no seu habitat natural, o que será um feito incrível”, disse Jeff Morgan, diretor executivo da Global Conservation.

A caça furtiva continua a ser um problema nas áreas protegidas do Uganda, embora as medidas de segurança reforçadas tenham reduzido os incidentes ao longo dos anos.

Os rinocerontes são alvos de caçadores furtivos que os matam devido à elevada procura de produtos de chifre de rinoceronte para uso medicinal e outros fins em partes da Ásia. Alguns estudos indicam que os produtos de chifre de rinoceronte vendidos em mercados ilegais por vezes atingem preços mais elevados do que o ouro.

TEYM // MLL

Lusa/Fim