Resposta às sanções canadianas: Jim Carrey entre os 100 canadianos banidos da Rússia

Foto: Jim Carrey Online/Facebook
Foto: Jim Carrey Online/Facebook

O Canadá anunciou ontem apoio de 500 milhões de euros para Kiev e novas sanções à Rússia. A resposta de Moscovo já chegou, atingindo 100 canadianos acusados de participar na política “agressiva” anti-russa. Jim Carrey e Margaret Atwood estão entre os canadianos impedidos de entrar no país.

A Rússia já respondeu às sanções anunciadas na segunda-feira, dia 14 de novembro, pelo Canadá.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo revelou que 100 canadianos estão proibidos de entrar no país, incluindo o ator Jim Carrey, a escritora Margaret Atwood e a historiadora Amy Knight, que se dedica a temas ligados à Rússia, em particular ao KGB.

Em comunicado, Moscovo explica que as medidas são uma resposta às sanções impostas pelo governo de Justin Trudeau e que os 100 indivíduos foram banidos devido ao envolvimento na “formação da agressiva política anti-russa” do Canadá.

A Rússia também sancionou vários jornalistas. A premier de Alberta, Danielle Smith, o ex-premier do Quebec, Jean Charest, e o ex-ministro federal conservador, Peter MacKay, também estão proibidos de entrar no país.

Um dia antes, o Canadá revelou que vai enviar para a Ucrânia um pacote militar adicional no valor de 500 milhões de dólares.

“Enquanto a Rússia continua a invasão brutal, injustificada à Ucrânia, o Canadá vai permanecer lado a lado com o povo ucraniano e os nossos aliados”, pode ler-se num comunicado de Trudeau.