Residências estudantis: Instituições podem candidatar-se a empréstimos com juros baixos

FOTO: SEAN FRASER/X
FOTO: SEAN FRASER/X

As instituições universitárias podem candidatar-se a empréstimos a juros baixos para a construção de residências para estudantes a partir deste outono, afirma o ministro da Habitação, Sean Fraser.

O Governo federal está a ajustar um programa existente para tornar as universidades, os colégios, as organizações sem fins lucrativos e os promotores privados elegíveis para financiamento de baixo custo para a construção de residências dentro e fora do campus.

“O Canadá precisa de mais alojamentos para estudantes e nós vamos ajudar a construí-los”, disse Fraser numa conferência de imprensa na segunda-feira, 29 de janeiro.

O programa de empréstimo para construção de apartamentos foi complementado com mais 15 mil milhões de dólares no outono, elevando o financiamento total disponível para 40 mil milhões de dólares.

Ao abrigo do programa, os promotores podem obter um empréstimo por um período de 10 anos a uma taxa de juro fixa, com um período de amortização de até 50 anos.

O anúncio surge numa altura em que o Governo federal se debate com um programa de estudantes internacionais em expansão, que tem vindo a aumentar a pressão sobre os mercados imobiliários locais.