
Maputo, 26 ago (Lusa) – O presidente da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, acusou hoje o exército moçambicano de se ter aproximado de uma base do movimento no sul do paÃs, considerando a alegada movimentação “uma provocação”.
Em declarações à Lusa em Maputo, por telefone, a partir da Serra da Gorongosa, na provÃncia de Sofala, centro do paÃs, onde se refugiou em outubro do ano passado, Dhlakama disse que recebeu informações de um comandante de uma base que alberga homens armados da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), sobre a deslocação de uma unidade do exército para próximo do acampamento, no distrito de Funhalouro, provÃncia de Inhambane, sul de Moçambique.
“SaÃram de uma distância de quase 30 quilómetros, indo até lá à nossa base, para chatear, esta manhã. É um incidente, isto acontece, mesmo nos outros paÃses, pode haver um cessar-fogo e não haver boa comunicação”, declarou Afonso Dhlakama, referindo-se à assinatura de um acordo de cessar-fogo entre a Renamo e o Governo moçambicano, no domingo passado.



