RELATÓRIO INDICA QUE O AUMENTO DAS TAXAS DE JUROS PODERÁ CAUSAR PROBLEMAS A MUITOS CANADIANOS

(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)

Um relatório da TransUnion diz que até um milhão de mutuários canadianos podem não ser capaz de absorver o aumento nos seus pagamentos mensais se os juros subirem em um ponto percentual.
A empresa diz que, enquanto a maioria dos canadianos não será materialmente afetada no curto prazo por um aumento da taxa de juros, existe um “material subset”, que pode trazer desafios.
A TransUnion estima que cerca de sete milhões de consumidores canadianos têm a seu encargo uma hipoteca de taxa variável ou uma linha de crédito com uma taxa de juro variável.
O estudo descobriu que mais de 700.000 iriam ter dificuldades com o aumento nos pagamentos mensais relativos a uma subida de um quarto percentual e a estimativa sobe para até um milhão, com um aumento de um ponto percentual.
A taxa de juro de referência do Banco do Canadá foi fixada em 0,5 por cento desde que foi cortada duas vezes no ano passado. A taxa é uma variável chave para os grandes bancos na definição das suas taxas de juro e as taxas para empréstimos como hipotecas de taxa variável e linhas de crédito.
Os economistas não esperam que o banco central venha a subir a sua principal taxa de juro no imediato, mas esta permanece bem abaixo do que é considerado um nível normal.
Fonte: Canadian Press