Relatório diz que 2 em cada 3 empresas vive problemas com ataques informáticos

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Os ataques informáticos a empresas canadianas aumentaram desde que o trabalho remoto se tornou uma realidade no país. Mais de metade dos oficiais de segurança da informação do Canadá disseram que o erro humano é a maior fragilidade, porque a maioria dos ataques cibernéticos envolve algum tipo de interação com as pessoas.

Um novo relatório estima que quase duas em cada três empresas de todo o mundo, incluindo no Canadá, viram um aumento nos ataques informáticos desde que os trabalhadores mudaram para o trabalho remoto.

O relatório da Proofpoint, empresa de segurança corporativa, com sede nos Estados Unidos, é baseado numa pesquisa do primeiro trimestre com 1400 diretores de segurança de informação, em empresas de médio e grande porte em 14 países, incluindo o Canadá.

Mais de metade dos oficiais de segurança da informação canadiana disseram que o erro humano é a maior fragilidade, porque a maioria dos ataques informáticos envolve algum tipo de interação com as pessoas.

A Proofpoint garante que existem mais maneiras dos criminosos atacarem trabalhadores remotos que estão fora do perímetro de segurança da organização.

A empresa de segurança diz que os entrevistados canadianos falaram principalmente em problemas como o uso de dispositivos ou softwares não autorizados, bem como senhas fracas.

A fraude por e-mail foi o maior problema identificado pelos entrevistados e uma das três principais fragilidades identificadas em 12 países estudados.