REINO UNIDO DEVE OBRIGAR CREDIT SUISSE A DIVULGAR CONTORNOS DOS EMPRÉSTIMOS A MOÇAMBIQUE – ONG

LusaLondres, 19 set (Lusa) – A diretora do Comité para o Jubileu da Dívida (CJD) considerou hoje que o Governo do Reino Unido deve obrigar o banco Credit Suisse, que intermediou os empréstimos escondidos em Moçambique, a tornar públicos os documentos.

“O Reino Unido tem de tomar a responsabilidade pelas ações dos bancos sediados em Londres em facilitar 2 mil milhões de dólares em empréstimos a Moçambique”, disse Sarah-Jayne Clifton, numa declaração enviada à Lusa.

“O Credit Suisse devia ser obrigado a divulgar a ‘due diligence’ que fez antes de emprestar o dinheiro, e ser investigado para saber se seguiu as normas da ‘due diligence’ ampliada que é obrigatória à luz da lei britânica sobre a lavagem de dinheiro” nos empréstimos a países ou empresas de países estrangeiros, acrescenta-se na nota.