REI JUAN CARLOS DE ESPANHA ABDICA A FAVOR DO FILHO, FELIPE

juan

Felipe é o Príncipe das Astúrias e filho varão de Juan Carlos, que numa declaração televisiva ao país, anunciou esta segunda-feira que abdica do cargo de rei de Espanha.
O monarca diz que o faz a favor de uma nova geração que reclama papel de protagonista e é capaz de enfrentar com determinação as mudanças e reformas que a atual conjuntura exige.
Nas palavras do rei cessante. “Hoje merece passar à primeira linha uma geração mais jovem, com novas energias, decidida a empreender com determinação as transformações e reformas que a conjuntura atual está a exigir0.
A declaração de 10 minutos feita a partir do Palácio da Zarzuela, Juan Carlos, concluiu que agora, chegou a vez do filho, alguém que encarna a estabilidade, identitária da monarquia e está em “melhores condições de continuar.
Para o pai, o filho tem a maturidade, sentido de responsabilidade necessários para assumir com plenas garantias a chefia do Estado e abrir uma nova etapa de esperança, representando o convívio da experiência adquirida e o impulso de uma nova geração.
Juan Carlos adiantou que o seu filho terá todo o apoio da princesa Letizia e recordou que quando foi proclamado rei assumiu o firme compromisso de servir os interesses gerais de Espanha e que o país se tornasse numa “democracia moderna”.
Juan Carlos afirmou ainda que “Quando olho para trás não posso senão sentir orgulho e gratidão a vós. Por tudo o que conseguimos estes anos e pelo apoio que me deram, para fazer do meu reinado, mesmo em momentos de grande incerteza, um grande período de paz, liberdade, estabilidade e progresso”.
Agradeceu também todo o apoio que sempre teve da rainha Sofiae pouco antes das 11h00 locais (10h00 em Lisboa) a Casa Real – cuja página web ficou temporariamente indisponível – distribuiu pelo seu canal na rede twitter duas fotos, uma em que Juan Carlos entrega o documento de abdicação a Mariano Rajoy e outra do documento em si.