
As novas regras de testagem à Covid-19 para quem entra no Canadá estão a ser alvo de críticas. As agências de turismo do país queixam-se de impactos acrescidos no setor.
O Governo federal canadiano determinou a realização de um teste à Covid-19 para que todos os canadianos tenham permissão de voltar ao seu país a partir do estrangeiro. Esta nova regra aplica-se a novas viagens, mas também a todos os viajantes cujas viagens tenham sido previamente marcadas.
Marc Garneau, ministro dos Transportes do país, anunciou o novo protocolo na passada quinta-feira, 31 de dezembro, e véspera de Ano Novo. Um período complicado para os canadianos em viagem no estrangeiro, uma vez que muitas agências estiveram encerradas devido ao feriado prolongado, não podendo prestar auxílio.
A Association of Canadian Independent Travel Advisors (ACITA) garante que a indústria de viagens no Canadá entrou em maior declínio em resultado destas novas regras.
Para além disso, informa que este novo protocolo veio “sem aviso” aos canadianos que já se encontram no estrangeiro e poderiam ter escolhido cancelar ou alterar as suas viagens.
Os canadianos que viajaram para o estrangeiro não veem outra escolha senão fazerem o teste para poderem voltar para casa.
Por outro lado, a ACITA revelou que os clientes procuram agora cancelar as suas viagens pela “incerteza que surge caso tenham dificuldades em fazer um teste no prazo de 72 horas”.
Enquanto isso, os conservadores federais prometem convocar uma reunião para deliberar a exigência do teste.