Regresso às aulas na GTA: Dia mais quente do ano marca o início das aulas

Foto: Pexels-Dids
Foto: Pexels-Dids

O regresso às aulas na Área Metropolitana de Toronto (Greater Toronto Area – GTA) ficou hoje marcado por uma vaga de calor. Foi emitido um aviso para quase toda a província de Ontário. As temperaturas sufocantes bateram recordes.

A maioria dos estudantes da Área Metropolitana de Toronto (Greater Toronto Area – GTA) regressou às aulas naquele que se previa ser o dia mais quente do ano.

As temperaturas sufocantes, esta terça-feira, 5 de setembro, bateram recordes à medida que as crianças e os professores regressaram às escolas, na sua maioria sem ar condicionado, no meio de um aviso de calor em vigor em quase toda a província de Ontário.

“Espera-se uma massa de ar quente e húmida”, pôde-se ler no aviso do Environment Canada. “Os valores do Humidex e as máximas diurnas serão muito atípicos para o início de setembro.”

5 de setembro foi o dia mais quente do ano até à data. No entanto, prevê-se que as temperaturas começam a descer à medida que as condições mais sazonais regressam no fim de semana.

É uma mudança depois de um agosto mais frio do que o habitual. No mês passado, não houve dias em que a temperatura atingisse mais de 30 °C, em comparação com cinco dias de temperaturas superiores a 30 °C em julho. A última vez que Toronto registou um dia com 35 graus foi em junho de 2022.

Das 583 escolas do Toronto District School Board, 243 têm centros de refrigeração e 177 são maioritariamente climatizadas.

Entretanto, o conselho escolar aconselha uma série de ações que os alunos e o pessoal podem tomar para gerir o calor:

  • Utilizar ventoinhas para permitir a circulação do ar
  • Manter as luzes e os computadores desligados, sempre que possível
  • Manter portas e janelas abertas
  • Colocar o pessoal e os alunos em zonas mais frescas ou com ar condicionado
  • Incentivar os alunos a beber água
  • Reduzir atividades extenuantes, incluindo desporto