
A RCMP, Royal Canadian Mounted Police, quebrou a lei com um software de reconhecimento facial para recolher informações pessoais da empresa americana Clearview AI.
Num relatório divulgado pelo órgão federal de segurança da privacidade, existiram falhas graves por parte da RCMP, a Royal Canadian Mounted Police.
“O uso de tecnologia de reconhecimento facial pela RCMP para fazer buscas em gigantes repositórios de canadianos inocentes de qualquer suspeita de crime representa uma séria violação da privacidade”, é o que diz o relatório que ainda completa: “Uma instituição governamental não pode recolher informações pessoais de forma ilegal.”
A tecnologia da Clearview AI permite a recolha de um grande número de imagens de várias fontes que podem ajudar as forças policiais, instituições financeiras e outros clientes a identificar pessoas.
Ou seja, o órgão federal de segurança da privacidade afirma que a Royal Canadian Mounted Police infringiu a lei ao usar software de reconhecimento facial de ponta para recolher informações pessoais.
Numa investigação relacionada, em fevereiro, a mesma tecnologia serviu para vigiar os canadianos, violando as leis federais e provinciais que regem as informações de cada cidadão.
Foram recolhidas, imagine-se, mil milhões de imagens de pessoas na internet, através da empresa sediada em Nova Iorque.
