

O Comissário da RCMP Bob Paulson discursa durante uma conferência de segurança agendada pela Canadian Association of Defence and Security Industries (CADSI) em Otava, em 25 de novembro de 2015. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)
A RCMP anunciou na terça-feira planos para a criação de uma equipa cibercrime federal para investigar crimes online e ataques no Canadá.
A criação da equipa é parte de uma iniciativa que estará plenamente em vigor até 2020, disse o Chief Supt. Jeff Adam (RCMP) durante uma teleconferência. Toda a operação receberá $30 milhões em financiamento do governo federal, em cinco anos, com um total de 40 novas posições a ser criadas ao longo desse tempo.
Ele explicou que um “plano de 15 pontos de ação” será posto em prática ao longo dos próximos cinco anos, que procurará “identificar e priorizar as ameaças do cibercrime”, “combater o cibercrime” e “apoiar investigações sobre o cibercrime com formação, ferramentas e competências especializadas”.
Adam também falou sobre a dificuldade de resolver esses tipos de crimes, especialmente porque os perpetradores podem estar em qualquer lugar do mundo.
Ele acrescentou que esse novo plano baseia-se nas conclusões de um relatório publicado no ano passado denominado “Cibercrime: uma visão geral dos incidentes e problemas no Canadá.”
Adam também mencionou planos para estabelecer uma unidade dedicada à identificação de novos tipos de ameaças do cibercrime, bem como expandir as oportunidades de formação para a aplicação da lei na Academia de Polícia canadiana.
Fonte: CTV News