
Mais de 300 ocorrências de vandalismo foram registadas contra radares de trânsito ‘Automated Speed Enforcement’ (ASE) de Toronto até meados de maio de 2025.
Os atos de vandalismo divulgados surgem após o anúncio de duplicação do número de radares existentes de 75 para 150, como forma de controlo da velocidade nas estradas e prevenção de acidentes mortais. As câmaras ASE são instaladas em zonas de segurança comunitária e zonas escolares, especificamente perto de escolas, parques infantis, residências de idosos e outros locais.
Alguns radares, inclusive, já foram vandalizados mais do que uma vez. Por exemplo, o radar localizado junto à Parkside Drive e Algonquin Avenue já foi vandalizado quatro vezes.
Em 2024, 12 câmaras foram consideradas “vandalizadas de forma irreparável”, com custos de reparação estimados em 10 mil dólares por unidade. Segundo a autarquia, os custos são normalmente suportados por empresas privadas responsáveis pela manutenção dos dispositivos.
A autarquia tem manifestado a sua preocupação com o aumento dos atos de vandalismo e informa que a polícia é notificada e procede à abertura de uma investigação sempre que tal ocorre.