RÁCIO DA DÍVIDA-RENDIMENTO BAIXA PARA 1,65 DÓLARES POR CADA DÓLAR GANHO PELOS CANADIANOS

(Ryan Remiorz/Canadian Press)
(Ryan Remiorz/Canadian Press)
(Ryan Remiorz/Canadian Press)
(Ryan Remiorz/Canadian Press)

O montante que os canadianos devem em comparação com o que ganham baixou nos primeiros três meses de 2016, mas ainda está perto de um recorde.
A Statistics Canada disse na terça-feira que o rácio da dívida em relação ao rendimento disponível foi de 165,3 por cento para os primeiros três meses de 2016, abaixo de 165,4 por cento no quarto trimestre do ano passado.
“Não deixe que a melhoria o engane, porém, visto que o rácio geralmente cai no primeiro trimestre”, explicou o economista do BMO, Benjamin Reitzes, depois de conhecidos os números, acrescentando que esta foi a menor redução em sete anos.
Isso significa que as famílias devem 1,65 dólares em dívida por cada dólar do rendimento que têm disponível – ainda perto de um máximo.
A Statistics Canada referiu ainda que o rendimento e a dívida aumentaram ao mesmo ritmo.
O valor líquido do agregado familiar subiu 1,2 por cento no primeiro trimestre, para 9,633 biliões de dólares, impulsionado por ganhos no mercado imobiliário.
A dívida total das famílias, que inclui crédito ao consumo e empréstimos hipotecários e não hipotecários, totalizaram 1,933 biliões de dólares no final do primeiro trimestre. A maioria dos quais – 1,268 biliões de dólares – vieram na forma de dívida hipotecária.
Enquanto que os seus ativos podem ser algo de apreciar, os números mostram que os canadianos devem quase tanto como o valor de toda a economia. “Um rácio final a observar: a dívida das famílias canadianas está mais próxima de atingir 100 por cento do PIB nominal, com o rácio a subir 4,6 [pontos percentuais] no ano passado para 98,6 por cento”, indicou Reitzes.
E esse número não inclui a dívida pública, que está agora num máximo de 15 anos, em 116 por cento do PIB.
Numa base per capita, o património líquido do Canadiano típico foi de 265.200 dólares no primeiro trimestre. Isso fica um pouco abaixo dos 269.500 dólares no quarto trimestre, em grande parte devido a uma diminuição no valor das participações estrangeiras dos canadianos quando convertidas novamente em dólares canadianos.
Fonte: CBC News