QUEEN’S QUAY REABRE OFICIALMENTE

QUEEN’S QUAY REABRE OFICIALMENTEA agência de planeamento Waterfront Toronto detalhou na terça-feira os planos para uma revitalização de um trecho de 1,5 quilómetros da Queen’s Quay Boulevard entre a Yo Yo Ma Lane, apenas a oeste da Lower Spadina Ave., e a Bay St.. Na foto, uma rendição do plano a mirar para o oeste na Lower Simcoe St. (Waterfront Toronto)

A revitalizada Queen’s Quay reabriu na sexta-feira com um corte da fita cerimonial após três anos de renovações, cortes de estrada e derrapagens nos custos.

Novos passeios e bancos, percursos de ciclismo e outras infraestruturas foram celebradas logo após as 18:00 horas, quando os membros do público estenderam uma fita de 650 metros desde a York Street até ao HTO Park para ser cortada. A cerimónia também deu início ao Redpath Waterfront Festival.

O ministro das Finanças Joe Oliver estava entre os dignitários presentes. “A revitalização da zona portuária de Toronto está a provar ser um motor económico”, disse.

O ministro do Meio Ambiente do Ontário Glen Murray classificou a Queen’s Quay como uma “rua de baixa emissão de carbono e amiga do clima”.

Nem todos os aspetos do projeto estão concluídos. Os retoques finais serão concluídos no próximo ano.

Alguns empresários locais, disseram na sexta-feira que eles não teriam sido capazes de sobreviver mais um ano de construção.

A revitalização tem sido controversa, com o orçamento de 2011 a subir de 93,2 milhões de dólares para cerca de 130 milhões de dólares.

A Waterfront Toronto justificou que encontrou “uma série de obstáculos e problemas imprevisíveis” com a construção a começar em dezembro de 2013, acrescentando novas despesas.