QUEBEQUENSES PONDERAM IMPACTO DO BREXIT

quebecCom os Quebequenses a celebrar a Fete Nationale, os políticos que participaram no desfile e em outros eventos tiveram muito a dizer sobre os resultados do referendo no Reino Unido e o que isso significa para o Quebec.

Com o lado dos que queriam a saída a vencer por mais de um milhão de votos, os Membros da Assembleia Nacional do Parti Quebecois procuram saber qual o impacto que isso terá sobre a Escócia.

Veronique Hivon, um dos vários candidatos à liderança do PQ, espera que isso venha a dar força ao movimento separatista.

Enquanto que a maioria das regiões na Inglaterra votaram por deixar a UE, a maioria da Escócia votou para continuar a fazer parte da união.

Jean-Francois Lisée, também um candidato à liderança do PQ, disse que ele teria votado a favor de permanecer na UE.

Outros concordam que o Brexit não é comparável com o movimento de soberania do Quebec.

O impacto global do voto ainda é desconhecido, mas o primeiro-ministro Philippe Couillard, falando na abertura de um museu em Quebec City, tranquilizou os cidadãos, dizendo que a “La Caisse de Depot nos disse que foram tomadas todas as precauções, a fim de proteger o valor dos seus investimentos”.

Falando no mesmo evento, o primeiro-ministro Justin Trudeau foi vaiado brevemente por falar em Inglês, quando ele compartilhou a posição do Canadá sobre os resultados do Brexit.

Fonte: CTV Montreal