QUEBEC SOLIDAIRE REJEITA FUSÃO COM O PARTI QUEBECOIS

Os delegados que participaram num congresso do Quebec Solidaire, no fim de semana, rejeitaram formar uma aliança com o Parti Quebecois.

Os dois novos porta-vozes do partido soberano de esquerda, Gabriel Nadeau-Dubois e Manon Massé, referiram-se a uma “ferida profunda” carregada por comunidades culturais na província em relação à proposta da Carta de Valores do PQ, bem como à recusa do PQ em liderar uma comissão relativamente ao racismo sistémico.

O PQ referiu que respeitava a decisão tomada pelo Quebec solidaire, mas admitiu alguma deceção. A membro da Assembleia Nacional do PQ, Veronique Hivon, disse que os defensores da soberania e os progressistas exigiram, de forma consistente, que os dois partidos trabalhem juntos e ultrapassem o partidarismo tradicional.

Hivon observou que o PQ agora acredita que é a “única força política que pode impedir a reeleição de um governo federal de direita”.

Apesar da rejeição do PQ, o Quebec Solidaire, no entanto, concordou em abrir um diálogo sobre uma possível fusão com a Option Nationale, um partido soberano de centro-esquerda.

Nadeau-Dubois e Massé foram nomeados porta-vozes para o partido durante a convenção de fim de semana.

Fonte: CTV Montreal