
Quase um quarto das escolas públicas de Toronto encontram-se em necessidade de obras de reparação urgentes, soube a CTV News.
Documentos obtidos por Naomi Parness da CTV Toronto mostram que 136 das 591 escolas do Toronto District School Board estão classificadas pela província como estando em estado “crítico”. A classificação significa que os edifícios precisam de amplas reformas ou substituição de sistemas centrais.
“Isso não significa necessariamente que não seja segura, mas isso significa que a escola pode ter ultrapassado o tempo de vida”, disse à CTV Toronto Ryan Bird, porta-voz do TDSB. Bird salientou que a direção escolar assegura todas as reparações de emergência.
As escolas do Ontário são classificadas pela província utilizando um sistema conhecido como o Facility Condition Index (FCI).
Os rankings são calculados como uma percentagem, que é o valor total dos custos de substituição em relação ao valor total de substituição de todo o edifício. Por exemplo, se uma escola precisa de 10 milhões de dólares em reparações, e o seu valor é de 20 milhões de dólares, o FCI é de 50 por cento.
As escolas com um FCI inferior a 10 são consideradas “boas”, enquanto aquelas em 65 ou mais estão na categoria “crítica”.
A CTV Toronto obteve os rankings, que mostraram que 136 escolas estão a 65 ou acima. Outras 195 escolas situam-se entre 30 e 65, recebendo uma classificação de “mau”.
De acordo com o ranking, a pior escola no TDSB é a Park Lane Public School, uma escola especializada para estudantes com deficiências graves. A sua classificação é de 200.
O TDSB disse que o principal problema que causa a acumulação de reparações é o financiamento, e, embora a direção escolar tenha recebido mais do dobro do montante necessário para modernizar as suas escolas em mau estado, esta sublinha que 156 milhões de dólares não é suficiente. A direção escolar diz que tem uma acumulação de reparações que custaria 3,3 mil milhões de dólares.
O Ministério da Educação disse à CTV que já injetou milhões de dólares nas escolas. Este ano, aumentou o financiamento anual para o TDSB em quatro vezes.
“É importante notar que o TDSB é responsável por decidir onde e como distribuir esses fundos pelas suas escolas”, disse o ministério em comunicado.
Escolas TDSB com a mais alta classificação
As seguintes escolas têm a mais alta classificação de FCI na direção escolar:
1. Park Lane Public School
2. Amesbury Middle School
3. Givins/Shaw Junior Public School
4. Earl Grey Senior Public School
5. Jesse Ketchum Junior and Senior Public School
6. Highcastle Public School
7. Zion Heights Junior High School
8. Milne Valley Middle School
9. Deer Park Junior and Senior Public School
10. Earl Beatty Junior and Senior Public School