QUASE 4.000 CANADIANOS MORRERAM DE OVERDOSE EM 2017

Imagem: Time
Imagem: Time

De acordo com os novos dados divulgados na terça-feira pelo comité consultivo do governo federal sobre overdoses de opiáceos, quase 4.000 canadianos morreram de overdose de opiáceos em 2017.

Estes números representam um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

A maioria destas mortes foi acidental e envolveu análogos de fentanil. Os medicamentos não opioides também estiveram envolvidos em cerca de 71% das mortes por overdose acidental, de acordo com informações da Agência de Saúde Pública do Canadá.

Estes são os números preliminares e podem mudar um pouco, pois algumas mortes são reexaminadas.

“Estou profundamente preocupada com a crise de opiáceos no Canadá”, disse a Dra. Theresa Tam, diretora-chefe de saúde pública do Canadá, num comunicado.

Aumentou também o número de canadianos hospitalizados devido a supostas overdoses, a uma taxa de 17 pessoas por dia, de acordo com dados do Instituto Canadiano de Informações sobre Saúde.

“A overdose por opiáceos é agora a principal causa de morte de pessoas entre 30 a 39 anos, disse Tam. ”

O governo federal anunciou na terça-feira novas medidas que ajudarão a resolver a atual crise de opiáceos.

Atualmente, as empresas farmacêuticas não podem comercializar opiáceos diretamente ao público, mas a Health Canada diz que o marketing em revistas médicas, apresentações em conferências e outras medidas, podem influenciar a forma como os profissionais de saúde dispensam prescrições. Regras mais rigorosas ajudarão a reduzir a prescrição excessiva.

A Health Canada planeia introduzir nova regulamentação no início de 2019.