Public Health Agency of Canada envolvida em “erro” nas regras de camionistas

Foto: Quintin Gellar/Pexels
Foto: Quintin Gellar/Pexels

A Public Health Agency of Canada (PHAC) está envolvida no ‘erro’ em torno das regras de vacinação dirigidas aos camionistas transfronteiriços. A informação é avançada pela imprensa canadiana, que cita fontes do Governo federal.

A confusão em torno das regras de vacinação dos camionistas transfronteiriços resultou da interpretação errada das autoridades. É o que avança a imprensa canadiana, acrescentando que a política de vacinação foi mal compreendida por mais de uma agência federal, incluindo a que coordena a resposta do Canadá à pandemia da Covid-19.

De recordar que o setor foi apanhado de surpresa a 12 de janeiro, quando a Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá anunciou que os camionistas transfronteiriços não vacinados estavam isentos dos certificados de vacinação para atravessarem a fronteira.

O Governo federal contrariou a decisão no dia seguinte, dizendo que o anúncio tinha sido feito por engano e que as restrições, afinal, se mantinham em vigor.

O primeiro-ministro Justin Trudeau assegurou mesmo que o Governo liberal foi consistente na política, descrevendo a confusão como uma falha de comunicação de “um funcionário”.

Mas a imprensa canadiana sabe que a Agência de Serviços de Fronteiras só emitiu a declaração depois de consultar a Public Health Agency of Canada. A entidade redigiu um memorando, dizendo que os camionistas não vacinados não precisavam de ser testados nem de fazer quarentena.

Fontes do Governo, citadas pela imprensa canadiana, esclarecem que o problema resultou, afinal, da confusão em torno das regras do Governo federal.