PS VAI À FRENTE MAS PERDE FÔLEGO

António Seguro e Passos CoelhoOs portugueses acreditam que o PS vai sair vencedor nas autárquicas, garantindo um maior número de câmaras. Mas no último mês o PSD tem ganho terreno e há mais eleitores a admitir que os social-democratas podem surpreender com um bom resultado eleitoral dia 29.
Estas são as principais conclusões da sondagem CM/Aximage, que revela que 64,3% dos portugueses esperam que os socialistas ganhem mais autarquias no País, contra 18,6% que dão vitória ao PSD. Atualmente, o PSD tem 139 câmaras, mais sete que o PS.
Os números indiciam que a animosidade face ao Executivo PSD/CDS parece ter-se aligeirado, já que em janeiro a mesma sondagem mostrava haver 71,6% dos inquiridos a darem a vitória ao PS e ficando o PSD pelos 11,2%. A sondagem vai também em linha como barómetro CM/Aximage, que dava conta de uma recuperação de Passos Coelho na confiança para primeiro-ministro, colocando-se a par de António José Seguro.
Recentemente, o PS tem visto alguns fiéis de José Sócrates alinharem-se para reagir a um eventual mau resultado nas eleições autárquicas.
Instado a comentar os dados da sondagem, o porta-voz do PSD, Marco António Costa, conclui que se “verifica um crescimento da confiança dos portugueses no PSD, ao mesmo tempo que há uma perda de confiança no líder da Oposição”. Em sua opinião, isso deve-se a um discurso “permanentemente destrutivo de António José Seguro”. O PS não quis comentar a sondagem do CM.