
Apenas 0,3% da população canadiana foi vacinada até agora. Números preocupantes não só para os especialistas de saúde, mas também para o Governo federal, que apela a uma vacinação mais rápida. Os Governos provinciais estão sob pressão.
Os Governos provinciais têm de acelerar a vacinação contra a Covid-19, numa altura em que o número de casos continua a aumentar no Canadá por causa das férias de Natal. O apelo está a ser feito não só por especialistas da área da saúde e grupos de defesa da terceira idade, mas também pelo Governo federal.
Pouco mais de 121 mil pessoas foram inoculadas entre o dia 14 de dezembro, data da primeira injeção, e inícios de janeiro. Contas feitas, apenas 0,3% da população recebeu a primeira dose até ao dia 4 de janeiro.
Para o ministro dos Assuntos Intergovernamentais a atual taxa de vacinação do Canadá “é uma preocupação”. Dominic LeBlanc garante que o Governo federal já ofereceu ajuda aos executivos provinciais, propondo inclusivamente a intervenção da Cruz Vermelha para acelerar o processo.
A pressão sobre os Governos provinciais tem vindo a intensificar-se por causa do aumento de infeções por todo o país. Destaque para os lares de idosos com cuidados continuados, que estão a ser novamente palco de surtos do novo coronavírus.