
O governo provincial diz que vai destinar mais de 150 milhões de dólares para ajudar a planear e projetar uma linha de alívio no centro da cidade, destinada a ajudar a aliviar a pressão sobre o congestionado sistema de metro de Toronto.
O Ministro dos Transportes do Ontário Steven Del Duca fez o anúncio ao lado do presidente John Tory, durante uma conferência de imprensa realizada na quarta-feira.
Del Duca elogiou o “trabalho considerável” que a cidade já realizou sobre o projeto da linha de alívio e disse que o financiamento para a Metrolinx vai ajudar a prosseguir esse trabalho como parte de uma estratégia de trânsito regional mais alargada.
O presidente Tory salientou que o financiamento é uma medida bem-vinda numa cidade que “desperdiçou anos” na construção do trânsito e tem uma necessidade enorme de modernizar a sua infraestrutura.
Um estudo de 2015 sobre a congestionada Linha 1 concluiu que mesmo com os melhoramentos que se destinam a aumentar a capacidade na linha, tais como o controle automático de comboios, a procura na linha ultrapassará a sua capacidade em 2031.
O trabalho de planeamento em andamento incluirá identificar as estações e uma rota para a linha de alívio.
Uma vez completado o planeamento para a linha, a cidade ainda vai ter que encontrar fundos para construir a linha. No entanto Tory sublinhou que está confiante de que a cidade vai encontrar um caminho.
Fonte: CP24
