Província moçambicana de Nampula necessita de 13,6 ME para repor estradas

Nampula, Moçambique, 30 ago 2025 (Lusa) — O setor de estradas na província moçambicana de Nampula, norte do país, anunciou hoje que necessita de 13,6 milhões de euros para repor as infraestruturas danificadas durante a época chuvosa.

“Para a província, de forma indicativa, o que o setor precisa é de cerca de 16 milhões de dólares [13,6 milhões de euros]”, disse hoje à Lusa o delegado da Administração Nacional de Estradas (ANE), Mateus Espírito Santo.

Segundo o responsável, foram identificadas várias estradas que ficaram danificadas na sequência da última época chuvosa, incluindo a ocorrência de três ciclones, com as autoridades provinciais neste momento a concentrar atenções na reparação da Estrada Nacional 1 (N1), nos troços Nampula-Namialo, Namialo-Rio Lúrio e Nacavala-Muecate.

“Nós tivemos estradas que sofreram e dessas só intervimos na N1. Todo o resto ainda está descoberto. Ou seja, esse valor é para repor todas as infraestruturas que foram danificadas em quase toda a rede da província”, disse.

O setor está a mobilizar recursos para a reposição dos troços que ainda não foram intervencionados.

“Os danos ocorreram e antes de serem reparados voltaram-se a ampliar, por isso é nesse sentido de reposição que se prevê que o valor ajude. Já fizemos o levantamento, neste momento estamos na fase de mobilização de fundos”, apontou Mateus Espírito Santo.

Em 11 de junho, a Lusa noticiou estar em curso uma obra de emergência que previa devolver, até julho, a transitabilidade sobre o rio Monapo, ligando Nampula e Cabo Delgado, no norte de Moçambique, depois de a travessia ter sido danificada, em março, durante a passagem do ciclone Jude.

Trata-se de uma obra de reparação da travessia na vila de Namialo cuja adjudicação tinha sido suspensa na semana passada, de um conjunto de quatro, com o Ministério das Finanças a decidir que eram necessários pareceres da Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições sobre o processo.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas globais, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, mas também períodos prolongados de seca severa.

A última época das chuvas, de outubro a abril, incluindo a passagem do ciclone Jude, afetou 1.023 estradas na província de Nampula, danificando sete pontes e 23 aquedutos, entre outros danos, conforme dados avançados antes pelo Governo.

AYF // EA

Lusa/Fim