PROVÍNCIA EXIGE FORMAÇÃO BÁSICA PARA NOVOS CONDUTORES DE CAMIÕES COMERCIAIS NO ONTÁRIO

Os novos condutores de camiões comerciais no Ontário terão que passar por um programa de formação básica aprovado antes que eles possam fazer o teste para uma licença Classe A, a partir de 1 de julho de 2017.

O ministro dos Transportes Steven Del Duca diz que os programas de formação vão ter a duração de quatro a seis semanas, e as taxas serão fixadas por escolas privadas autorizadas a prestar o serviço.

Del Duca salienta que as novas normas – em toda a província – para a formação do camionista foram desenvolvidas com representantes da indústria e especialistas de segurança rodoviária, e serão tornadas públicas na próxima semana. Para além disso, ele sublinha que a formação irá garantir que todos os novos condutores de veículos comerciais ficam mais bem preparados.

As informações de que o Ontário vai tornar-se na primeira província a introduzir uma formação básica obrigatória para os camionistas, seguem-se a um choque em cadeia de 12 veículos, na sexta-feira, na autoestrada 400, perto da autoestrada 401, em Toronto, que ceifou a vida de quatro pesssoas, e envolveu três veículos pesados.

Del Duca lembra que o número de mortes em grandes colisões de camiões caiu 40 por cento nos últimos 10 anos, apesar do número de veículos pesados registados no Ontário ter aumentado 19 por cento, durante esse período de tempo.

Fonte: Canadian Press