PROVÍNCIA DISPONIBILIZA 85 MILHÕES DE DÓLARES PARA EXPANSÃO DA CHRYSLER EM WINDSOR

(AP Photo/Carlos Osorio)
(AP Photo/Carlos Osorio)
(AP Photo/Carlos Osorio)
(AP Photo/Carlos Osorio)

Segundo a Canadian Press, o governo do Ontário vai disponibilizar mais de 85 milhões de dólares à Fiat Chrysler para uma expansão da fábrica de montagem de veículo monovolume da fabricante de automóveis em Windsor.
Fontes disseram que o investimento provincial vai “salvaguardar” a fábrica de montagem de Windsor, onde a Chrysler adicionou 1.200 novos postos de trabalho em cima das 4.000 posições existentes para ajudar a produzir o novo monovolume Pacifica.
De acordo com as fontes, os fundos serão utilizados para modernizar a fábrica de montagem e para ajudar a financiar um projeto no Centro de Investigação e Desenvolvimento Automóvel da Fiat Chrysler em Windsor.
É esperado que a primeira-ministra Kathleen Wynne faça o anúncio do apoio à Chrysler em Windsor na quarta-feira, antes de se deslocar a Detroit, EUA, para se reunir com o vice-presidente executivo da Ford Motor Company, Joseph Hinrichs, e o governador de Michigan, Rick Snyder.
O monovolume Chrysler Pacifica (para oito passageiros) produzido em Windsor estará disponível em dois modelos elétricos híbridos «plug-in» que as fontes disseram que se alinham com a meta do governo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa para combater as mudanças climáticas.
A Fiat Chrysler Automobiles retirou um pedido de 700 milhões de dólares em financiamento provincial e federal, em 2014, depois que o ex-líder do partido Conservador do Ontário Tim Hudak pediu ao governo para não ceder à exigência de “resgate” da fabricante de automóveis.
A empresa queixou-se de ser usada como uma “bola política”, mas em 2015 anunciou que iria investir 2 mil milhões de dólares para reequipar a sua fábrica de montagem em Windsor.
O anúncio de mais postos de trabalho do setor automóvel em Windsor segue-se ao anúncio da semana passada pela General Motors que pretende contratar até 750 engenheiros e abrir um novo centro de software para ajudar a desenvolver carros de autocondução.
O governo Liberal do Ontário tem uma longa história de fornecimento de dinheiro aos fabricantes de automóveis, e fez uma parceria com o governo federal em 2009 para contribuir com 10,6 mil milhões de dólares para a Chrysler Canadá e GM Canadá para as ajudar a sobreviver durante a recessão.
O Ontário vendeu as suas ações da GM e da Chrysler no ano passado, sublinhando que arrecadou cerca de 1,1 mil milhões de dólares com o pacote de resgate original de 4,8 mil milhões de dólares aos dois fabricantes de automóveis.
Entretanto, a província deu à Toyota um subsídio de 42,1 milhões de dólares em 2015 para modernizações na sua fábrica de montagem de Cambridge e para adicionar uma nova linha na sua fábrica de montagem em Woodstock.
Já a Honda teve um apoio provincial de até 85,7 milhões de dólares em 2014 para melhorar as operações na sua fábrica de montagem e de motores em Alliston.
Por último, a Ford do Canadá recebeu 70,9 milhões de dólares em 2013 para transformar a sua fábrica de montagem de Oakville numa das operações de produção de automóveis mais avançadas do mundo.
Fonte: Canadian Press